Percepções:
A Percepção Antecede ao Conhecimento.
Giselma Xavier
Profª Responsável
Total
Todos estão loucos, neste mundo ? Porque a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total.
( João Guimarães Rosa, excerto de Grande Sertão: Veredas (1956)
“A aprendizagem no homem é um processo de interação e inter-relação de
processos humanos, biológicos, intelectuais, emocionais e sociais.”
Carlos Frederico
Justificativa
Na “revelação” do conhecimento
encontra-se a percepção, o conhecimento
pelos ‘sentidos’, que permeia o dialogo entre razão e emoção. A técnica é na
verdade o pensamento estruturado na direção da aplicação de determinado conteúdo,
nesse momento a razão está a serviço; a organização de ideias é a ordem,
lógica, não linear na maioria das vezes, da fluidez da imaginação em uma ação
concreta do poder criativo, a emoção é a chave mestra capaz de criar pela
individualidade, gerida no respeito a
coletividade. Nesse contexto a expressão sentidos apresenta-se como:
- Significado/ construção de uma identidade
- Sentir/ afetividade
- Direção/ saber onde se deseja chegar
Ao equacionar tais fatores, com a prioridade dada por cada individualidade-
ser humano-, gera-se o propósito de ser
compreendido que há possibilidade da inversão , e nessa possibilidade entramos
em contato com nosso imaginário/real.
Despertasse assim a “tutoria” (professor tutor), que define
educar como ajudar a buscar o sentido para o existir , definindo o querer Ser e
estar para então poder ofertar.
Por esse contexto propõem-se
o intercâmbio/interação entre todos e todas as partes envolvidas. O trabalho
coletivo é de fato o construtor sólido
da transformação social, portanto o mais desafiador.
A presente proposta consiste ao respeito da cultural local /real para o avanço da cultura global/ideal,
que garanta um crescimento-desenvolvimento
pela e na adversidade humana que nos compõem .
No papel de orientador dos
meios para atingir um fim , o coordenador pedagógico, em comunhão com toda
equipe gestora, deve ser capaz de assumir total responsabilidade-capacidade de
dar respostas- no gerenciamento
das ações e na busca pelos melhores resultados que a equipe , unidade
escolar como um todo do pilar pedagógico-professores alunos,pais e membros
comunitários produtores da cultural local- é habilitada a atingir, adequada a
contribuição individual de cada membro
como anteriormente citado.
Objetivo Geral
A ideia central consiste em
despertar o querer , o desejo pela realização ; propiciar reflexões e ações estimuladoras da motivação
pessoal de cada educador,
estabelecendo sempre elo com a aprendizagem do educando.Conscientizar-se
da sutil diferença entre relacionamento-crescimento e
envolvimento-desenvolvimento.
No cerne escolar, o objetivo é esclarecer que
entrar em contato com a aprendizagem não significa obter aprendizado. Bem como
na vida profissional estar empregado nem sempre é sinônimo da execução de
trabalho. Em ambos os casos o aprendizado se dá quando já “afetado” o ser
humano, abre-se a sensibilidade de maneira ampla, na presença da auto-avaliação, a auto-percepção desempenha sua função de
querer ter acesso às informações permitindo ao individuo tornar-se “diretor” do
seu próprio conhecimento, livre de crenças
limitadoras.
Objetivos
específicos
- Garantir a
interdisciplinariedade ao elucidar crenças, resignificando-as.
- Ampliar e equacionar o repertório intelectual ,uma vez que, nós
humanos, detemos uma visão de mundo
compatível,na maior parte das vezes, com o nosso lugar no espectro social.
- Desenvolvimento pessoal vinculado ao exercício
profissional.
- Propor atividades que respeitem os diferentes
níveis de leitura disciplinar com foco
na relação professor / aluno.
- Conceber ao professor/aluno
uma interpretação mais coerente o
possível, da nossa realidade segundo as suas perspectivas, que, no conjunto
compõem o “horizonte de expectativas”.
Procedimentos
Obedecem às seguintes etapas:
1) Conscientização
Defini-se em trabalhar a
expansão de consciência, levando o professor/aluno a estar apto a assumir
responsabilidades, afastando-o da ilusão de que sonhos são bobagens,
responsabilidade que gera uma emoção desenvolvida com base no sentimento do “eu
posso”, “eu consigo”.
Nessa etapa os conteúdos
curriculares trabalhados são fundamentais, por exemplo: ao elaborar um texto,
uma narrativa em primeira pessoa, unida a uma descrição física e psicológica pensada
pelo narrador personagem (ele mesmo) há um choque diante da possibilidade do uso da
terceira pessoa (foco narrativo), onde o
personagem possui um olhar de quem está fora da situação, referências dadas
somente de um ângulo de visão.
A interdisciplinariedade torna-se
uma aliada da provocação na reflexão do professor/aluno ser levado a
dialogar consigo mesmo.
2) Alfabetização
Emocional
O propósito é criar uma ponte entre razão e
emoção, de maneira que a travessia entre esses extremos sejam
posicionamentos equilibrados, fincados na competência de ir de um lado ao outro
sempre que necessário, sem se perder.
Nesse contexto são utilizados
filmes/vídeos como recurso articulador, entre a manipulação da imagem na
construção da mensagem, fortalecendo pilares de valores morais mais sólidos e
éticos, mantendo o respeito ao mundo particular de cada um. Aqui podemos
ampliar a etapa anterior, pois como telespectador, sou um terceiro personagem
ou o personagem principal, quando num dado momento “aquela cena” vai de
encontro (confronto) aos meus próprios valores. Debates e apresentações de
pontos de vistas particulares, de um mesmo eixo temático, os tiram do plano da
imaginação e os colocam diante das próprias realidades mediante a realidade do
outro. Dessa maneira: “abre-te
cérebro”, etapa posterior.
3) Alfabetização Intelectual/Política
Permite-se o fluir intelectual de cada um, de acordo com os
próprios recursos humanos, respeitando os respectivos “relógios
biológicos”(herança genética) diante dos quais as habilidades se desenvolvem
conforme os propósitos individuais, mantendo respeito ao coletivo.Essa etapa é
enigmática até o seu desfecho que será explanado nas avaliações-resultados. Dinâmicas
, utilizadas em HTPCs, é um instrumento indispensável para a ponte entre o movimento
intelectual/raciocino lógico e rápido e a coragem em tomar decisões/ter
posicionamentos diante do olhar do “outro”, nada fácil, para quem busca reconhecimento e aceitação, em boa parte do
tempo.Personagens, reais e/ou fictícios , assistidos, vão aos poucos dando aos
professores/estudantes uma visão cinematográfica da vida, os colocando (todos
sem exceção) em um grande palco onde cada um/ator desempenha sua função; não
nos cabe julgar qual e por quê, somente devemos buscar escrever nosso próprio
roteiro, e assim concluirmos uma parte do processo: a de nos alfabetizarmos
politicamente.
4) Estratégias
Além das tarefas cotidianas
exigidas pela realidade escolar ao professor coordenador; para o cumprimento do
proposto se faz necessário , reflexões ocasionadas por filmes (aqui podemos
trabalhar com cenas específicas, por uma questão de tempo) e por dinâmicas
desenvolvidas(ratifica-se aqui uma sequência didática) criar espaço para
profissionais de diversos campos de atuação como Psicoterapeutas,
advogados(lembrando o papel da legislação) , empreendedores de ideias da
educação; explanações de ex-alunos que superaram expectativas pode ser de
grande valia no despertar , de se estar adormecido.A troca de experiência,
também “negativa”, torna-se importante na dinâmica do espelho.”
Todas as ações devem manter
sempre as discussões com foco no propósito definido pelo grupo em seu
planejamento anual; a habilidade da associação é
norma indispensável para um bom articulador de propostas, implícito na função
do professor coordenador, na teoria da comunicação é exatamente isso que torna
o discurso eficaz e tangível.
Referências bibliográficas
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SARAMAGO, José.Ensaio sobre a cegueira, 1995
TOLLE, Eckhart, O despertar de uma nova Consciência, 2007
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