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sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cultura é Curriculo - O Projeto


·      Objetivos gerais: Incentivar a valorização do ambiente escolar como centro de referência para modificação de hábitos e cultura com relação ao meio ambiente, através da conscientização ambiental dos alunos da Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco; Promover a compreensão do funcionamento e a interdependência das espécies com o meio abiótico, pela observação e pelo monitoramento da evolução da recuperação da flora e, por decorrência, da fauna.
·       Objetivos específicos: Acompanhar e divulgar, juntamente com os alunos, a recuperação de uma área de ambiente costeiro, inserida no bioma Mata Atlântica, conforme orientação do CEE n°67/1998.
Transmitir aos alunos através de trabalho e pesquisa de campo, em conjunto com os mesmos, noções de educação ambiental; ampliar os conhecimentos sobre o bioma citado, através de estudos teóricos e cognitivos; propor enfrentar os desafios econômicos da conservação ambiental no bioma Atlântico e informar sobre a necessidade de compreender a relação necessária entre economia e conservação da diversidade biológica.              
Oferecer aos alunos condições para que os mesmos reconheçam que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis próprias e que o espaço geográfico resulta das interações entre elas, historicamente definidas, assim como a presença e o papel da natureza e sua relação com a vida das pessoas na construção do espaço geográfico (Secretaria de Educação Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Ensino de 5° a 8° séries – (MEC/SEF, 1998)).
Levar à compreensão do desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a natureza, a paisagem, e em seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e ambientais. (Secretaria de Educação Média e Tecnológica Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – (MEC/SEMTEC, 2002)).

1.1 Descrição do sujeito : Parte da comunidade de alunos da  E.E.  Humberto de Alencar Castelo Branco.
1.2 Descrição do método da pesquisa-ação: Os alunos serão entrevistados antes, durante e após a aplicação de oficinas relacionadas ao desenvolvimento do projeto, para estimular as ações positivas em relação ao meio ambiente. As oficinas serão constituídas de  seminários, trabalhos de pesquisa ilustrativos, que ficarão em exposição na escola; também serão exibidos filmes aos alunos, mostrando a evolução do processo de restauração da vegetação no campo. As atividades visam cumprir à proposta pedagógica do estado em compromisso com o  meio ambiente, (temas transversais, sempre que o tempo permitir).
·       Critérios de inclusão do sujeito : alunos a partir do   Ensino Médio  3º série e 9 ano do Ensino Fundamental. O trabalho é realizado de acordo com as diretrizes  do” Projeto Pedagógico da Escola,em processo,  em salas de aula da própria escola.








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